The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education

 by Carla Reis

Esta foi a minha primeira experiência com Europass e também a minha primeira viagem a solo. Apesar de alguns percalços como ficar sem bagagem à chegada, atrasos no voo e bagagem danificada, foi sem dúvida uma experiência nova que guardarei com carinho no coração.

O meu curso: “The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre- School Education” foi tudo o que eu poderia desejar e mais. Para uma educadora de infância como eu, foi absolutamente delicioso ouvir, aprender, experienciar e partilhar ideias e visões sobre estes métodos de aprendizagem tão envolventes. Independentemente de já ter conhecimentos prévios destes métodos, este curso foi sem dúvida um mar de aprendizagem e conhecimento.

O método Montessori é uma perspetiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. A pedagogia Montessori é fundamentada na observação e perspetiva científica do comportamento das crianças e a melhor forma para o desenvolvimento harmonioso da criança. Montessori baseia-se na autoeducação com interferência mínima dos adultos dentro da qual a criança tem liberdade para escolher as suas atividades que têm uma base muito sensorial.

Em Montessori as atividades têm princípio e fim, certo e errado. Por ser uma metodologia tão estruturada, Montessori tem bastante sucesso em crianças com necessidades especiais. Assim, Maria Montessori mostrou ser uma revolucionária e melhorou a forma de como se vê a educação das crianças.



      Outro método abordado foi o Reggio Emília. Este coloca nos adultos a tarefa prioritária de escuta e reconhecimento das potencialidades da criança.

Em Reggio Emilia existem 3 “professores” o adulto (qualquer um que esteja envolvido na vida da criança), os pares (os seus colegas) e o todo o ambiente e contexto que rodeia a criança. Reggio trabalha muito à base de provocações onde até os erros podem dar origem a oportunidades. Esta metodologia acredita que não precisamos de preparar a criança para nada, isto é, não precisamos de a preparar para o futuro uma vez que esta já é uma pessoa completa sendo apenas necessário dar-lhe meios para ela crescer.

Reggio é um método que está patentizado, ou seja, o único local onde se pode encontrar Reggio Emilia é na cidade de Reggio Emilia em Itália. Em todos os outros locais apenas encontramos métodos inspirados em Reggio Emília, isto porque Reggio acredita que na base da sua metodologia está a observação, avaliação e visão de toda uma network e trabalho de equipa de professores, educadores e atelieristas que têm toda uma vida de experiência passada em redor deste método.

Pestallozzi foi outra metodologia abordada que cativou a minha atenção. É uma metodologia apenas encontrada em Itália onde todos os professores envolventes são escolhidos ao pormenor. Trata-se de uma metodologia experiencial e muito intuitiva que se baseia em percepções sensoriais: olhar, tocar, ouvir, comparar e analisar.

Foi um sonho aprender um pouco mais sobre estas metodologias, mas o que mais me cativou foi poder  discutir e analisar o sucesso por trás destes métodos; perceber o porquê de tantos educadores se sentirem envolvidos por estes métodos, e entender como crianças e pais reagem às futuras repercussões destes métodos; e o quanto deste sucesso pode ser atribuído ao método em si e não a todo um ambiente e contexto envolvente.



O que recebi deste curso foi muito mais do que aprender sobre diferentes metodologias, foi sim a análise do que está por trás do método em si. Assim, permitiu-me fazer uma auto-reflexão sobre a minha própria prática como educadora.

Este curso veio mostrar-me como posso tirar mais proveito do que acho mais envolvente em todos estes métodos para enriquecer a minha visão e o meu trabalho.

Poderíamos acabar por aqui e este já teria sido um curso extraordinário, mas como já referi, este foi um curso que superou em tudo as minhas expectativas e muito se deve à mentora e formadora Cristina Salvadori. Esta não se ficou só pela exposição dos métodos mas guiou todo o grupo na análise destes, na sua importância e relevância, o porquê do seu sucesso e de todo o contexto social, político e intelectual no qual estes se desenvolvem. Ela procurou levar-nos além-fronteiras guiando-nos até aos dias de hoje, através das diferentes experiências que nós, grupo, vivenciamos no nosso contexto educativo.

 A nossa extraordinária formadora Cristina procurou por meios apelativos que criássemos ligações entre o grupo que nos permitisse a confiança e segurança para discutir, debater e partilhar as nossas diferentes, mas no fundo tão semelhantes, visões de educação e ambiente educativo em que colocamos a criança em primeiro.

A formadora Cristina esteve sempre atenta a todas as nossas necessidades. Esteve sempre disposta a responder às mais variadas e abstratas perguntas, foi sempre gerindo o ambiente da sala e perguntando se precisávamos de tempo para assimilar toda a informação. Neste sentido, não poderia deixar de a elogiar por todo o trabalho que desenvolveu com todos neste curso. Aprendi e descobri novos conhecimentos acerca das diferentes metodologias trabalhadas, mas também me redescobri enquanto pessoa e profissional da área da educação, tornando-me mais confiante, mais multicultural, mais envolvente. Também graças a este curso e à interação com todos os profissionais lá presentes da área aprendi muito. Desde já faço um agradecimento especial às extraordinárias mulheres e educadoras na right-wing que tanto me ensinaram, me envolveram e ajudaram.

Graças a este curso e a esta experiência aumentei as minhas competências sociais linguísticas e culturais, fiz novos contatos, aprendi sobre práticas relevantes para o meu trabalho e desenvolvimento profissional, experienciei novos métodos de aprendizagem, partilhei a minhas próprias experiências e visões com outros e expandi o meu Network profissional, melhorando também o meu conhecimento sobre sistemas educacionais de outros países.

 Por último, resta-me falar sobre o ambiente cultural e artístico que enche Florença. Florença é uma cidade linda e cheia de energia borbulhante. Apesar de me perder a cada 10 metros, mesmo com GPS, pude apreciar a beleza arquitetónica e artística, a comida deliciosa, o tempo (ainda que tenha apanhado calor em demasia) e a simpatia das pessoas. Apreciei a beleza serena de San Gimignano e o melhor “gelato” do mundo. Sienna é uma cidade mais calma em relação a Florença mas igualmente bela.

Ainda que não pudesse subir à torre de Pisa, devido a constrições de tempo, Pisa, Sienna e San Gimignano, foram sem dúvida o meu momento de destaque. Nessa excursão final do curso, mais uma vez constatei que apesar de nem tudo correr conforme planeado às vezes as coisas acontecem por alguma razão e descobri que sentarmos- nos sobre na relva enquanto rimos, comemos e partilhamos histórias e visões tendo como cenário a Torre já é por si um sonho realizado.

Não consigo descrever tudo em palavras mas fica uma maravilhosa experiência que guardarei para sempre no meu coração.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!