The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education
by Carla Reis
Esta foi a minha
primeira experiência com Europass e também a minha primeira viagem a solo.
Apesar de alguns percalços como ficar sem bagagem à chegada, atrasos no voo e
bagagem danificada, foi sem dúvida uma experiência nova que guardarei com
carinho no coração.
O meu curso: “The
Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to
Pre- School Education” foi tudo o que eu poderia desejar e mais. Para uma
educadora de infância como eu, foi absolutamente delicioso ouvir, aprender,
experienciar e partilhar ideias e visões sobre estes métodos de aprendizagem
tão envolventes. Independentemente de já ter conhecimentos prévios destes
métodos, este curso foi sem dúvida um mar de aprendizagem e conhecimento.
O método Montessori é uma perspetiva educacional
desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores a partir da observação
do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. A
pedagogia Montessori é fundamentada na observação e perspetiva científica do
comportamento das crianças e a melhor forma para o desenvolvimento harmonioso
da criança. Montessori baseia-se na autoeducação com interferência mínima dos
adultos dentro da qual a criança tem liberdade para escolher as suas atividades
que têm uma base muito sensorial.
Em Montessori as
atividades têm princípio e fim, certo e errado. Por ser uma metodologia tão
estruturada, Montessori tem bastante sucesso em crianças com necessidades
especiais. Assim, Maria Montessori mostrou ser uma revolucionária e melhorou a
forma de como se vê a educação das crianças.
Outro método abordado foi o Reggio Emília. Este coloca nos adultos a tarefa prioritária de escuta e reconhecimento das potencialidades da criança.
Em Reggio Emilia
existem 3 “professores” o adulto (qualquer um que esteja envolvido na vida da
criança), os pares (os seus colegas) e o todo o ambiente e contexto que rodeia
a criança. Reggio trabalha muito à base de provocações onde até os erros podem
dar origem a oportunidades. Esta metodologia acredita que não precisamos de
preparar a criança para nada, isto é, não precisamos de a preparar para o
futuro uma vez que esta já é uma pessoa completa sendo apenas necessário
dar-lhe meios para ela crescer.
Reggio é um método
que está patentizado, ou seja, o único local onde se pode encontrar Reggio
Emilia é na cidade de Reggio Emilia em Itália. Em todos os outros locais apenas
encontramos métodos inspirados em Reggio Emília, isto porque Reggio acredita
que na base da sua metodologia está a observação, avaliação e visão de toda uma
network e trabalho de equipa de
professores, educadores e atelieristas que têm toda uma vida de experiência
passada em redor deste método.
Pestallozzi foi outra metodologia abordada que cativou
a minha atenção. É uma metodologia apenas encontrada em Itália onde todos os
professores envolventes são escolhidos ao pormenor. Trata-se de uma metodologia
experiencial e muito intuitiva que se baseia em percepções sensoriais: olhar, tocar,
ouvir, comparar e analisar.
Foi um sonho aprender um pouco mais sobre estas metodologias, mas o que mais me cativou foi poder discutir e analisar o sucesso por trás destes métodos; perceber o porquê de tantos educadores se sentirem envolvidos por estes métodos, e entender como crianças e pais reagem às futuras repercussões destes métodos; e o quanto deste sucesso pode ser atribuído ao método em si e não a todo um ambiente e contexto envolvente.
O que recebi deste
curso foi muito mais do que aprender sobre diferentes metodologias, foi sim a
análise do que está por trás do método em si. Assim, permitiu-me fazer uma
auto-reflexão sobre a minha própria prática como educadora.
Este curso veio
mostrar-me como posso tirar mais proveito do que acho mais envolvente em todos
estes métodos para enriquecer a minha visão e o meu trabalho.
Poderíamos acabar
por aqui e este já teria sido um curso extraordinário, mas como já referi, este
foi um curso que superou em tudo as minhas expectativas e muito se deve à mentora
e formadora Cristina Salvadori. Esta não se ficou só pela exposição dos métodos
mas guiou todo o grupo na análise destes, na sua importância e relevância, o
porquê do seu sucesso e de todo o contexto social, político e intelectual no
qual estes se desenvolvem. Ela procurou levar-nos além-fronteiras guiando-nos até
aos dias de hoje, através das diferentes experiências que nós, grupo, vivenciamos
no nosso contexto educativo.
A nossa extraordinária formadora Cristina
procurou por meios apelativos que criássemos ligações entre o grupo que nos permitisse
a confiança e segurança para discutir, debater e partilhar as nossas diferentes,
mas no fundo tão semelhantes, visões de educação e ambiente educativo em que colocamos
a criança em primeiro.
A formadora
Cristina esteve sempre atenta a todas as nossas necessidades. Esteve sempre
disposta a responder às mais variadas e abstratas perguntas, foi sempre gerindo
o ambiente da sala e perguntando se precisávamos de tempo para assimilar toda a
informação. Neste sentido, não poderia deixar de a elogiar por todo o trabalho
que desenvolveu com todos neste curso. Aprendi e descobri novos conhecimentos
acerca das diferentes metodologias trabalhadas, mas também me redescobri enquanto
pessoa e profissional da área da educação, tornando-me mais confiante, mais
multicultural, mais envolvente. Também graças a este curso e à interação com
todos os profissionais lá presentes da área aprendi muito. Desde já faço um
agradecimento especial às extraordinárias mulheres e educadoras na right-wing que tanto me ensinaram, me
envolveram e ajudaram.
Graças a este
curso e a esta experiência aumentei as minhas competências sociais linguísticas
e culturais, fiz novos contatos, aprendi sobre práticas relevantes para o meu
trabalho e desenvolvimento profissional, experienciei novos métodos de
aprendizagem, partilhei a minhas próprias experiências e visões com outros e
expandi o meu Network profissional,
melhorando também o meu conhecimento sobre sistemas educacionais de outros
países.
Por último, resta-me falar sobre o ambiente cultural
e artístico que enche Florença. Florença é uma cidade linda e cheia de energia
borbulhante. Apesar de me perder a cada 10 metros, mesmo com GPS, pude apreciar
a beleza arquitetónica e artística, a comida deliciosa, o tempo (ainda que
tenha apanhado calor em demasia) e a simpatia das pessoas. Apreciei a beleza serena
de San Gimignano e o melhor “gelato” do mundo. Sienna é uma cidade mais calma
em relação a Florença mas igualmente bela.
Ainda que não
pudesse subir à torre de Pisa, devido a constrições de tempo, Pisa, Sienna e
San Gimignano, foram sem dúvida o meu momento de destaque. Nessa excursão final
do curso, mais uma vez constatei que apesar de nem tudo correr conforme
planeado às vezes as coisas acontecem por alguma razão e descobri que
sentarmos- nos sobre na relva enquanto rimos, comemos e partilhamos histórias e
visões tendo como cenário a Torre já é por si um sonho realizado.
Não consigo descrever tudo em palavras mas fica uma maravilhosa experiência que guardarei para sempre no meu coração.
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