A minha experiência

By Mariana Santos

Para mim, estar aqui em Erasmus, tem sido uma experiência incrível e única. 
Com a oportunidade de estagiar fora de Portugal, estou a desenvolver mais o meu Inglês, aprofundar os meus conhecimentos a nível do meu curso de Cozinha e Pastelaria e, por estar num país diferente, estou melhorar a minha cultura geral.
Para começar vou falar da minha Host Family
Estou a viver em Ballincollig, com mais três meninas do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde: Inês Resende, Bárbara Miranda, Bruna Costa. Das três, só costumava falar com a Bárbara (nas aulas ERM), mas estamos a dar-nos muito bem. Acho que vamos criar um grupo muito unido.

As rotinas aqui na casa são muito diferentes de Portugal!! 
 O pequeno almoço é às 8:00 horas e o jantar é às 18:30 da tarde, durante a semana e ao fim de semana não temos horas para as refeições. Para tomar banho é até às 21:00 horas e a duração é de dez minutos. Só podemos lavar a roupa uma vez por semana, ao sábado ou ao domingo. Quando queremos sair à noite, teoricamente, temos de estar em casa às 21:30 horas durante a semana e ao fim de semana às 22:30 horas, mas estes horários são alterados à ultima da hora, sem grande coerência. 
A minha "host mother" é a Rachel, com quem tenho tido alguns problemas de comunicação.

  Os autocarros aqui são totalmente diferentes! Teoricamente, tem sempre um de quinze em quinze minutos, mas muitas vezes são cancelados ou chegam atrasados. E nós ao frio na paragem!! Na nossa paragem, passam duas linhas de autocarros, o 220 e o 220X, a diferença entre eles é que o 220 vai por dentro das localidades e o 220X não entra dentro das localidades, do género de expresso. 
Sempre que saímos do autocarro o condutor diz obrigada e nós também! ah! E estes autocarros têm usb para carregarmos o telemóvel e wifi.
  Os irlandeses em geral são pessoas muito simpáticas, acolhedoras, amigáveis e preocupados. Acolhem os portugueses muito bem, não são daquelas pessoas que quando nos vêem se põem-se a olhar de lado e, se precisamos de alguma informação na rua eles ajudam, mesmo que a gente não peça.  Mais do que uma vez, já vieram ter connosco a perguntar se sabíamos para onde íamos.

Sei que devem estar curiosos sobre o meu estágio, ou talvez não, mas já vos vou falar dele e mostrar um pouco do que eu faço. 

Bem, estou a estagiar na cozinha do Hotel Oriel. É um hotel de 4 estrelas, com muito bom aspecto. É daqueles que tem um piano na entrada. 

Na cozinha têm vários tipos de pessoas, com diferentes personalidades, culturas e visuais, mas todas elas se dão bem a nível de amizades e grupo de trabalho.
A cozinha tem três Chefs (ainda não sei quem é o Chef maior), dois deles são irlandeses e um é indiano. Na equipa de cozinha tem 1 portuguesa, 2 brasileiros, 4 irlandesas. Mas todos comunicam em inglês, incluindo eu!! 
A cozinha é enorme com as diversas sessões para cada coisa: zona da carne, do peixe, dos legumes, dos doces, a copa, entre outras...
Nestes primeiros dias, tenho estado mais na pastelaria e nos legumes. 

Alguns dos empratamentos que já fiz :

  - profiteroles

  - cheesecake


  - pequeno almoço 

  - lanche

  - Fruta
  
Estou a gostar muito de estagiar no Hotel, aprendi muito nesta última semana, e espero aprender ainda mais . 
Até breve !!!




Comentários

  1. Olá Mariana,
    Bonita apresentação! Aproveita bem a experiência :)

    ResponderEliminar
  2. Oi Mariana, estou acompanhando de “longe “ e estou gostando muito. As meninas de saúde são ótimas. Tenho certeza que irão fortalecer laços duradouros.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!