Como está a ser a minha aventura !

 By Cátia Almeida

Estamos na nossa terceira semana, as saudades vão aumentando a cada dia que passa, mas a experiência é tão agradável que o sentimento fica para trás.

Quando soube que tinha sido selecionada, fiquei um pouco receosa por causa da língua inglesa ao nível da expressão oral, onde não sou muito fluente, mas sinto que a cada dia que passa estou a evoluir bastante.

O nosso dia-a-dia tem sido praticamente todo igual: ir para o local do estágio (no meu caso trata-se de uma escola que funciona em regime ATL), onde as crianças são super queridas e a experiência é incrível, pois as coisas são muito diferentes da realidade portuguesa… Algo que estranhei logo de início a composição dos lanches das crianças, que integram legumes tais como pepino, feijão-verde, cenoura e ‘beans’ (não é conhecido em Portugal, mas basicamente são feijões com ketchup)! Confesso que quando provei a primeira vez a experiência não foi nada agradável, detestei mesmo, mas agora eu gosto bastante.

A minha monitora está a ser extremamente compreensiva comigo. Tendo-se apercebido das minhas limitações ao nível da expressão oral da língua inglesa, e quando percebe que eu não compreendo qualquer coisa que me diz, ela logo utiliza o tradutor em um socorro.

Resumidamente, gosto muito do meu estágio.

Outra coisa muito diferente de Portugal é o clima. Aqui, num momento está sol e logo a seguir já está a chover, por isso temos que andar sempre com o guarda-chuva atrás de nós.

Nestas semanas que estamos aqui já nevou duas vezes. Foi magnífico, confesso, pois eu nunca tinha visto nevar (já tinha visto neve várias vezes, em Portugal, na Serra da Estrela, e uma vez até desci a Serra poucos minutos antes de começar a nevar, mas não cheguei a conhecer a sensação de receber a neve no corpo nem desfrutar da experiência de a ver acumular-se e, lentamente, cobrir tudo de branquinho, como uma mão invisível cobrindo a Serra com um edredom gigante feito com pele de arminho).



Na nossa host-family todos têm sido adoráveis connosco. Sim, eu e a Bia estamos na mesma casa, quando precisamos de alguma coisa eles estão lá para nós. Para dar um exemplo, eles perceberam que nós adoramos batatas-fritas e por isso ao jantar eles fazem sempre as batatas-fritas que nos fazem brilhar os olhinhos de alegria, e fazem mesmo que a combinação de alimentos não seja perfeita. Na verdade, eles fazem de tudo para nos agradar e nos fazer sentir como em nossa própria casa, ajudando-nos dessa forma a diminuir a dor de estarmos longe das nossas famílias.




No dia 22.02.2022 teve início a invasão da Ucrânia por parte de tropas russas, na sequência do agravamento de um conflito que já vem de longe e que tem na base várias motivações, militares (manter as forças militares da NATO afastadas do território russo, por exemplo), geográficas (ter uma frente territorial alargada com os países do bloco ocidental), económicas (dominar o acesso ao mar negro, o qual é atualmente maioritariamente dominado por solo ucraniano), e políticas (aumentar a importância política como potência mundial).

Estes desenvolvimentos inesperados interferem de alguma forma no modo de vivenciar esta experiência (pois a nossa preocupação é constante, não só com nós mesmas, mas principalmente com o povo ucraniano) mas o importante é que tudo corra bem e rapidamente todos nós encontraremos paz e segurança no mundo!

Temos esperanças que vai correr tudo bem pois eu confio no nosso país. 


Com isto concluo que a minha experiência está a ser incrível e única. Quero agradecer a todos que me proporcionaram esta viagem, tanto a minha família como à escola CEI que têm sido os meus pilares. Termino assim com uma frase de esperança e espero que vocês estejam bem. “Não importa os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles.”



Comentários

  1. Cátia uma partilha muito completa!! Obrigado e continua a aproveitar!

    ResponderEliminar
  2. Querida Cátia, obrigada pelo texto. Estamos a acompanhá-las e adorar todas as partilhas. Beijinhos com saudades.

    ResponderEliminar
  3. Cátia fico muito contente por saberes que estás a gostar e que a experiência está a ser muito rica e gratificante! Espero que continues a usufruir! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!