Primeiro Impacto

by Adriana Paraíso


Foi nos apresentado há uns meses que este ano letivo, 2019/20, haveria Erasmus na Irlanda na minha escola. Fiquei logo interessada pois visitar novos países e novas culturas sempre foi uma coisa que quis fazer, e por isso, quando surgiu a oportunidade de nos inscrevermos, não a desperdicei. A minha mãe é que demorou um pouco mais a ser convencida, mas com a ajuda do meu pai rapidamente percebeu que tinha de aproveitar esta oportunidade. Obrigado mãe!
Desde que soube que vinha fazer erasmus (a 30 setembro) até ao dia da partida, vivi dias de muita ansiedade, nervosismo, medos e inseguranças, mas acima de tudo com a ideia de que irá ser uma experiência que me vai marcar para a vida.


Ainda só passou uma semana destes 2 meses que iremos cá estar, mas já sentimos um misto de emoções! Sei que juntos vamos conseguir ultrapassar isto, criar laços fortes e levar as melhores recordações possíveis para casa... team erasmus!
Depois de uma manhã de voos e horas sem fim entre aeroportos (fizemos escala em Londres), chegamos finalmente a Cork, sábado, dia 18 de janeiro às 14h.
Primeira impressão: Aqui as pessoas conduzem do lado direito do carro (e não como nós, do lado esquerdo). Que estranho!
Como já sabíamos, o nosso grupo foi dividido e distribuído conforme as nossas "host families": O Miguel e o Diogo ficaram juntos numa casa - com uma família que eles adoram e que lhes deixa fazer quase tudo; As meninas de saúde - Inês, Bruna e a Bárbara e a Mariana de restauração ficaram numa casa vizinha à nossa, e eu, Fabiana, Andreia e a Inês de restauração ficamos com a família da Grainne Ruddy.
As nossas casas ficam em Ballincollig, uma localidade a 8 kms de Cork e entre 20 a 90 minutos de autocarro (conforme o trânsito!)

Quando chegamos às famílias, fomos muito bem recebidas. As casas cá são muito quentinhas e acolhedoras, quase todas tem dois pisos e a coisa que ao início nos fez muita confusão foi o horário de jantar - eles jantam entre as 17:30h e as 18:30h da tarde!
A alimentação cá é quase toda à base de fast food e sandes. Que saudades de comer um bom arroz, e até uma boa sopa! Vamos sair de cá a rebolar com tanto pão e junk food.
Em nossa casa, para além de nós as quatro, vive a Grainne e o marido Patrick, dois filhos, dois cães e duas estudantes coreanas. É uma casa cheia de gente!!!  Logo no primeiro dia, a Grainne perguntou-nos se estávamos à vontade com os cães... eu respondi que sim, apesar de estar cheia de medo deles! A Fabiana partiu-se logo a rir, porque sabe que eu não gosto de cães. Mas para minha surpresa até me estou a dar bem... só tenho de chamar a Fabiana sempre que preciso de passar pelos cães! :)

Tenho que partilhar a quantidade de regras que temos em nossa casa... só aquelas que me lembro:
1- A nossa roupa só será lavada uma vez por semana e em "small portions"! - ainda vamos perceber o que será isso. Será que nos vamos aguentar? Já andamos à procura de lavandarias self-service.
2- Se usarmos um copo de manhã, temos que o deixar na mesa para o usarmos outra vez quando precisarmos - e não estamos sempre a usar um copo novo. (Ela não quer anda sempre a lavar copos).
3- Para tomar banho, o chuveiro tem uma cena bué de estranha... uma fita que puxamos até acender uma luz vermelha, depois rodamos uma peça e começa a sair água... mas só depois de entrarmos lá para dentro e fecharmos a porta do chuveiro (no primeiro dia a Inês estava a experimentar e quase inundava a casa de banho). A regra é que cada uma tem 7 minutos para tomar banho e sempre das 7h às 9h da noite.
4- O jantar é às 6:30h e durante a semana temos sempre de estar em casa até às 9:30h. Mas não pensem que jantamos todos "em família". É super estranho. As crianças jantam primeiro, depois ela serve-nos a comida num prato e comemos nós, e só depois é que jantam os adultos. Há sempre uma sobremesa doce (nada de saudável!).
5- Só podemos usar a sala de estar, quando ela nos convidar para ver um filme (esta semana só aconteceu uma vez). Por isso, limitamo-nos a estar no quarto.
6- Não podemos levar comida para o quarto.
Todos os dias a Grainne dá-nos um packed lunch, que é sempre a mesma coisa (pelo menos esta semana): uma sandes de pão de forma com fiambre, um pacote de batatas fritas (super saudável!), uma maçã e uma garrafa de água de encher.  Agora percebem o porquê das saudades do arroz e da sopa!!! Please, alguém que mande uma marmita de Portugal!



A cidade de Cork em si não é muito grande, mas o centro tem muitas lojas e muito movimento e parece-nos uma cidade segura, simplesmente anoitece cedo e faz muito frio (talvez por isso é que as pessoas jantam cedo!).

Queríamos muito lá ir e adorámos visitar a pequena cidade de Cobh, nos arredores de Cork. Para além de ser uma cidade com uma catedral e umas casas coloridas que deu parar tirar boas fotos, foi também daqui que partiu o Titanic rumo a Nova York - o último porto. Assim, em Cobh vimos o pontão de madeira (que está muito degrado) por onde passaram os passageiros do Titanic.

O meu local de estágio situa-se no centro da cidade - Concern Worlwide, é uma loja, pois estou a fazer estágio do curso de técnico comercial. Explicando um pouco melhor, a Concern é uma organização não governamental, ou seja, sem fins lucrativos caraterizada por fazer ações de solidariedade com o objetivo de ajudar crianças em África. As pessoas podem doar roupa, sapatos, livros, CDs, entre outras coisas à nossa loja, que depois vendemos a preços muito baixos e o dinheiro é para ajudar as crianças.
Quando iniciei o meu estágio, fui muito bem recebida por toda a gente - a minha gerente, Colette é irlandesa, muito simpática e compreensiva. O meu inglês tosco saltou logo à vista, mas todas as pessoas conseguiram perceber que eu tinha algumas dificuldades e estão a ajudar-me a superá-las. Esta semana, todos os dias aprendi palavras novas. Bin = caixote de lixo; shelf = prateleira; traffic = trânsito... a minha professora de inglês vai ficar orgulhosa!!

Depois destas 8 semanas cá, espero voltar para Portugal uma pessoa mais madura e a dominar o inglês... e já agora, com o mesmo peso, para caber nas portas da sala.

Continuem a acompanhar as nossas aventuras... que nós vamos continuar a partilhar!






Comentários

  1. Ana Valente: Bom dia,estou muito orgulhosa de vocês, Parabéns por esta semana, cheia de descobertas e de conquistas. Beijinhos para todos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Adriana!
    A cultura é diferente, por isso adaptação pode ser um pouco mais demorada, mas em conjunto tenho a certeza que tudo será facilmente ultrapassado.
    Aproveita bem a experiência :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!