A minha aventura

By Fabiana Andrade



Dia 15 deste mês damos por terminado esta aventura. O tempo voa.
Se descrevesse esta experiência com uma palavra seria: INCRÍVEL.
Quem diria que eu ia conseguir estar longe da minha família e das minhas amigas por 8 semanas num país com uma cultura diferente da minha, onde não conheço ninguém. A verdade é que consegui e sei que cresci como pessoa e profissionalmente porque acreditei em mim.
Sempre tive curiosidade de sentir como seria emigrar e morar num país que não é a nossa casa, daí ter-me inscrito no Erasmus, mas não foi a única razão de o ter feito, porque também é uma oportunidade excelente para melhorar o meu inglês que também queria muito.
Com isto, sei que me iria tornar um pouco mais independente porque não tive aqui os meus papás.
Posso começar por contar a minha primeira semana... um misto de emoções, muitas emoções. Senti-me um bocado bipolar por estar triste e no minuto a seguir estar contente. Nessa semana o tempo conseguiu-nos ajudar porque estava sol mas muito frio, então na nessa semana deu para conhecer bem a cidade e as suas ruas que eu iria passar muitas vezes nos meus próximos 2 meses.
Não foi muito difícil a minha adaptação aqui, o que custa mais é deixar as pessoas que temos em portugal que lidamos todos os dias.
A minha host family acolheu-me muito bem, à Adriana, Inês e a Andreia também.
A Grainne (host mom) vive com o Padrig e com os seus dois filhos, um rapaz e uma rapariga, e tem dois cães.
No primeiro dia, ela disse-nos logo as regras que teríamos que cumprir durante a estadia. O que nos assustou das poucas regras que ela nos deu foi: lavar a roupa uma vez por semana e uma porção pequena para cada uma.
O resto das regras até eram porreiras e nada complicadas que nós cumprimos direitinho, era só uma questão de hábito.
A Grainne foi muito querida e simpática connosco. Um dos momentos mais giros que vivemos com a nossa host family foi o São Valentim porque preparamos um jantar romântico, onde a Inês cozinhou (e o resto de nós ajudou) para a Grainne e o Padrig, uma das receitas do local onde ela está a estagiar e eles gostaram tanto que nos encheu o coração e foi uma forma de agradecermos por eles nos acolherem tão bem e fazerem-nos sentir em casa. A nossa casa tem: dois pisos, com 3 salas de estar, 7 quartos, 5 casas de banho, uma cozinha grande, uma lavandaria e lá fora um quintal grande... dizendo assim, até parece uma casarona mas já fomos 12 pessoas na mesma casa, tínhamos que caber todos...
A nossa host mom adora acolher estudantes e ela disse uma vez que fomos as estudantes mais limpas que ela já teve e que fizemos coisas que nunca ninguém lhe fez, óbvio que daqui já levamos uma grande amizade para a vida. Tivemos coreanas, japonesas e italianas a viver connosco, só culturas diferentes dentro de um lar mas respeitamos sempre as diferenças.
As italianas ficaram nossas amigas, chegamos a

ir para o quarto delas ajudar a fazer exercícios de inglês porque elas não eram muito boas.
Falando agora da minha rotina... quase sempre a mesma de segunda à sexta, casa-estágio, estágio-casa.
Relativamente ao estágio, estive a estagiar numa loja que aqui na Irlanda é super conhecida mas nunca tinha ouvido falar antes de saber que ia estagiar para lá. É uma loja que vende tudo, desde brinquedos, decoração para casa, comida, material escolar, cartões de aniversário e coisas que vocês não imaginam. Os clientes pediam-me ajuda porque procuravam por coisas que eu não sabia a existência dessa palavra em inglês... foi aí que reparei que o meu vocabulário era péssimo mas melhorou bastante ao longo da minha estadia na irlanda.
Quando eu não sabia, procurava por ajuda dos outros colaboradores de loja e os clientes eram super simpáticos, mesmo, e percebiam que eu era estágiaria e não se importavam por eu não saber.
Aqui as lojas tem outro método de atendimento comparado ás lojas de portugal... nós não podemos ir ter com os clientes e ajudar, os clientes é que tem que vir ter connosco e pedir ajuda e não os “incomodar”. Que estranho.
As minhas colegas de trabalho são simpáticas e quase todas não são daqui. Perguntavam todos os dias se estava bem e no início ficaram curiosas de onde eu vinha, se estava a gostar de estar na Irlanda, se trocava portugal pela irlanda e quase todas diziam que queriam muito ir a portugal, principalmente ao algarve.
A melhor parte do dia no estágio era o almoço, a gerente disse que podíamos fazer café ou chá lá no nosso refeitório, desde que ao fim lavássemos o que sujamos... pior erro, habituei-me ao café quentinho depois da minha sandes de fiambre que a minha host mom fazia todos os dias para o meu almoço.
Aos fins de semana, eu e a Adri aproveitávamos sempre para ir passear e jantar fora mas muitas vezes o tempo não colaborava, havia tempestades, mas mesmo assim nós saíamos para apanharmos umas molhas, acho que também faz parte da aventura.
Também recebemos cá os nossos colegas da escola por 3 dias... nesses 3 dias, aproveitamos para dizer como isto estava a correr e apresentamos a cidade a eles, ficaram espantados com a quantidade de catedrais aqui existentes. Fomos também a um pub e era noite de carnaval, divertimos nos imenso nessa noite... claramente uma noite para recordar!!
Ah, quando vierem à Irlanda: Agradeçam sempre ao motorista do BUS quando saírem do mesmo, é uma regra de boa educação, toda a gente o faz aqui.
O que levo comigo deste país são sem dúvida os lugares, as pessoas e o que aprendi aqui. Aprendi que não devemos de desistir do que realmente queremos, que somos capazes de tudo! Temos que aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá e arriscar sempre sem receios porque estamos nesta vida para isso, para ARRISCAR.
Vou sair deste país, no domingo, com um coração realizado e com o maior orgulho em mim!

Irlanda, ficarás para sempre marcada no meu coração!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!