Dublin! A minha 1ª formação em Erasmus …

by Rita Nunes

Turma de Formação Dublin

First stop Eindhoven
Esta aventura começou a 16 e terminou a 23 de janeiro. Deixar o marido e duas filhas pequenas, numa altura em que os casos de Covid estavam a aumentar em Portugal e por todo o mundo, estarmos a meio da viagem, no aeroporto de Eindhoven, e recebermos um email do formador Robert que nos diz que não será ele a dinamizar o curso porque estava com Covid, começou por ser uma viagem um pouco atribulada, mas, felizmente não a fiz sozinha. A Diana estava comigo e as duas partimos nesta nova experiência.

Student-centred class – Teacher as Promoters of active learning foi a formação em que participamos. Uma formação bastante prática e adaptada aos nossos interesses, pois como houve alteração de formador, o Michael também se teve de adaptar à formação… e o que parecia inicialmente um obstáculo tornou-se uma vantagem, uma vez que ele soube ir ao encontro das nossas dúvidas e questões. Ao longo do curso fomos aprendendo algumas técnicas de como tornar as aulas mais centradas no aluno, como os motivar, como dar feedback e como tornar as aulas mais divertidas. É de salientar que a troca de experiências e a partilha com os colegas foi muito enriquecedora. No entanto, também foi muito bom constatarmos que o nosso colégio já faz muitas atividades centradas no aluno e algumas inovadoras como a apresentação das avaliações. O que trouxe da formação foi a vontade de implementar algumas técnicas para tornar as aulas mais divertidas e mais motivadoras para os alunos.

Em relação ao ritmo de trabalho das Escolas Irlandesas e dos Irlandeses em geral é bastante diferente do nosso, começam a trabalhar por volta das 9h e às 14h30, nos níveis de ensino mais baixos, já estão a regressar a casa. O nosso horário de formação foi parecido começávamos às 9h e terminávamos às 14h, almoçávamos qualquer coisa rápida, como eles, e de tarde íamos conhecendo um pouco da cidade e das pessoas.

Dublin, a capital da Irlanda é uma bonita cidade e tem muito para ver e conhecer. Do que visitamos aconselhamos a visita:

• às pontes sobre o rio Liffey;
  • ao Little Museum of Dublin, um museu que conta a história do povo Irlandês antes e depois da independência dos Ingleses;
  • à península de Howth, onde depois de uma caminhada pela falésia podemos ver um pôr-do-sol fantástico e comer uma mariscada deliciosa num dos restaurantes do porto de Howth;

Howth

• ao The Trinity College e a sua biblioteca;
Biblioteca e Trinity College
  • ao jardim de St. Stephen's Green;
  • Estátua Molly Malone
    à estátua de Molly Malone que é tema de uma música irlandesa tradicional. A melodia conta história de uma linda mulher do século 17, nascida nas províncias de Dublin, na canção, a vendedora ambulante de peixes tem um final trágico, morrendo de febre. Conta a lenda que apesar da sua morte, a bela continua perambulando pelas ruas da cidade;

• à Love Lane, uma rua com muita cor, decorada com azulejos inscritos com canções famosas;
  • ao Guiness Storehouse, onde podemos ver todo o processo de fabricação da cerveja.

Fora da cidade fizemos uma saída incluída na formação, no sábado dia 22, onde visitamos The Cliffs Moher, uma falésia fantástica com uma vista lindíssima e terminamos a nossa viagem em Galaway City onde pudemos comprar pequenas lembranças numa cidade histórica e muito agradável.
Fica ainda muito para conhecer e a vontade de embarcar numa nova aventura onde o desejo de querer aprender mais se sobrepõe a tudo o resto!

É sem dúvida uma experiência a repetir e que recomendo!