Finalmente eu fui!

By Prof. Brigitte Salvador

Sou professora de Matemática desde 2010, mas até entrar no CEI e surgir propostas empolgantes, não me sentia completa, faltando sempre alguma coisa. Com o método tradicional de ensino sentia que podia dar mais e os alunos também!

Quando me propuseram para ir fazer uma formação na Teacher Academy fiquei muito empolgada, pois sabia que precisava de uma “lufada de ar fresco”.


A formação “Integrating Creativity and Innovation into Teaching”, realizada em Florença desde o dia 14 de fevereiro ao dia 18 de fevereiro de 2022, baseada nos 4 pilares da educação do século 21 designados os 4 C’s (criatividade, colaboração, pensamento crítico e comunicação), incidiu sobre novas metodologias tais como as aulas invertidas e sugestões de dinâmica para melhorar a colaboração entre alunos e professores usando ferramentas virtuais.

O conceito da aula invertida requer trabalho prévio dos professores e alunos fora da sala de aula. Através de plataformas como o Edpuzzle, Trello, Canva etc. existe um leque variado de tarefas interativas e dinâmicas que os alunos podem explorar em casa transformando assim a sala de aula em partilha de aluno para professor, em vez do método tradicional de sala de aula.

Outra vertente desta formação foi a partilha da minha experiência com colegas de outros países e vice versa, permitindo-nos aprender uns com os outros. Foi muito bom fazer essa partilha e conhecer outras realidades, que a final não são tão diferentes do nosso dia a dia enquanto professores portugueses.

Mas nem tudo foi trabalho! Florença é uma linda cidade cheia de história e principalmente repleta de Matemática! No interior da catedral Santa Maria del Fiore existe todo um mundo Matemático maravilhoso! Fiquei encantada com as figuras geométricas e a ideia de perspetiva.

Agora resta aplicar o que aprendi, de forma a ter alunos ainda mais motivados e empenhados.

Se é para repetir? Sem dúvida! Sei que ainda tenho muito a aprender! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!