Finalmente eu fui!
By Prof. Brigitte Salvador
Sou professora de Matemática
desde 2010, mas até entrar no CEI e surgir propostas empolgantes, não me sentia
completa, faltando sempre alguma coisa. Com o método tradicional de ensino
sentia que podia dar mais e os alunos também!
Quando me propuseram para ir
fazer uma formação na Teacher Academy fiquei muito empolgada, pois sabia que
precisava de uma “lufada de ar fresco”.
A formação “Integrating Creativity and
Innovation into Teaching”, realizada em Florença desde o dia 14 de
fevereiro ao dia 18 de fevereiro de 2022, baseada nos 4 pilares da educação do
século 21 designados os 4 C’s (criatividade, colaboração, pensamento crítico e comunicação),
incidiu sobre novas metodologias tais como as aulas invertidas e sugestões de
dinâmica para melhorar a colaboração entre alunos e professores usando
ferramentas virtuais.
O conceito da aula invertida requer trabalho prévio dos
professores e alunos fora da sala de aula. Através de plataformas como o
Edpuzzle, Trello, Canva etc. existe um leque variado de tarefas interativas e
dinâmicas que os alunos podem explorar em casa transformando assim a sala de
aula em partilha de aluno para professor, em vez do método tradicional de sala
de aula.
Outra vertente desta formação foi
a partilha da minha experiência com colegas de outros países e vice versa,
permitindo-nos aprender uns com os outros. Foi muito bom fazer essa partilha e
conhecer outras realidades, que a final não são tão diferentes do nosso dia a
dia enquanto professores portugueses.
Mas nem tudo foi trabalho!
Florença é uma linda cidade cheia de história e principalmente repleta de
Matemática! No interior da catedral Santa Maria del Fiore existe todo um mundo
Matemático maravilhoso! Fiquei encantada com as figuras geométricas e a ideia
de perspetiva.
Se é para repetir? Sem dúvida! Sei que ainda tenho muito a aprender!
Comentários
Enviar um comentário