Leadership and Management in Schools
by Prof. Nuno Resende
Florença e a experiência em Erasmus+, no âmbito do Projeto “Somos Professores Europeus”, foi, sem sombra de dúvida, uma experiência impactante e promotora de transformação…
Entre os dias
10 e 17 de abril tive a oportunidade de realizar uma experiência formativa, que
se tornou (tão simplesmente) “o melhor momento formativo” do meu
desenvolvimento profissional… mas que em muito contribuiu para o meu
desenvolvimento pessoal. Se dúvidas houvesse sobre esta díade importantíssima
em educação, estas ficaram dissipadas pela forma como tudo foi acontecendo ao
longo da semana.
Quando me
candidatei a esta mobilidade, desde cedo que cativou o tema “Leadership and
Management in Schools”…pela pertinência, pela atualidade emergente do tema,
pela necessidade de estarmos bem preparados para ser inspiração para os nossos
alunos, no limite, para sermos melhores líderes de nós próprios…
Ter tido a
possibilidade de aprender mais sobre este tema, em contexto europeu, com
professores de seis nacionalidades diferentes, numa cidade fantástica como
Florença, foi arrebatador e transformador!
Depois de uma
receção calorosa da cidade que me acolheu, a bela Florença, era chegado o
momento de iniciar o percurso formativo… Já bem sentado numa sala que
transpirava renascimento nos seus frescos, mesmo por cima da minha cabeça,
vários foram os pensamentos que me ocorreram: “uma semana a aprender sobre
liderança e gestão escolar”; “vou aprender coisas incríveis”; “vou pensar em
algo grande…”; “quantas ferramentas de liderança vou aprender?”… pois bem, a
primeira e mais fantástica “redescoberta” foi bem mais simples… durante a
primeira hora estivemos literalmente a fazer uma visita guiada à escola e a
conhecer “os cantos à casa”. Num primeiro momento, pensei com admiração: “Bem,
uma hora para isto?!” mas aos poucos, fui sentindo que estava mais confortável,
mais confiante, mais “em casa”! Se a primeira hora foi para uma visita guiada, as
restantes desse dia foram para nos conhecermos, marcarmos a nossa posição
geográfica num mapa digital,… estava a ser tudo muito giro, interativo, mas
ferramentas de liderança, nem vê-las! Foi aí que, ao final da manhã, quando o
nosso formador nos apresentou a “Hierarquia das Necessidades” de Abraham
Maslow, percebi o alcance desta primeira e tão essencial ferramenta que
liderança: perceber as necessidades dos outros, satisfazê-las (dentro do
possível) para depois construir! É que na base destas necessidades estão as
“fisiológicas”, “como onde beber água?”, “onde posso comer?” ou “onde é a casa
de banho”, são questões essenciais para que nos possamos sentir confortáveis e
disponíveis para aprender! Como segunda grande necessidade surge a “segurança”!
Tudo começava a fazer sentido. E mais sentido ganhou quando a terceira grande
necessidade, segundo este modelo, é o “sentido de pertença”. As “tradicionais
apresentações” a cada início de percurso formativo, seja de curta ou longa
duração, ganharam outro significado e compreensão! São momentos essenciais para
que possamos passar para o nível de maior produção e construção intelectual… E
assim, com esta grande aprendizagem, porque foi vivida e sentida, tornou-se
claro para mim que a “Liderança e gestão escolar” começa (correndo o risco de
nada mais avançar) nas questões simples e básicas da existência humana, do
nosso SER em interação. E neste ponto, estamos a falar nas nossas relações
entre adultos, entre adultos e crianças/jovens, ou mesmo na relação entre
crianças/jovens! O contexto e a forma como toda esta experiência foi construída
foi muito esclarecedora e impactante… ao final do 1.ºdia… a semana prometia!
A semana
seguiu, aproveitando para conhecer e explorar a cidade…fantástica!
Nos dias
seguintes, o nosso formador explorou imensas ferramentas, estratégias, recursos
online, conceitos, teorias,… mas antes de tudo isso, deu um significado e valor
a tudo o que estávamos prestes a explorar. Confrontou-nos com uma frase do
livro a “Arte da Guerra” do grande general chinês Sun Tzu. Nesta citação ficou
tão clara a necessidade de nos conhecermos a nós e aos outros com quem interagimos
diariamente que tudo o que aprendemos funcionou em prol deste objetivo.
Partilho a frase para que possam também vós entender o alcance:
“If you know the enemy and know yourself, you
need not fear the result of a hundred battles.
If you know yourself but not the enemy, for every
victory gained you will also suffer a defeat.
If you know neither the enemy nor yourself, you
will succumb in every battle.”
A Arte da Guerra, Sun Tzu
Após o
entendimento e aceitação do que efetivamente estava em jogo nesta semana de
formação, seguiram-se momentos de exploração temáticas ricas e essenciais.
Seguimos a
exploração de estilos de liderança, desde os mais diretivos aos mais
colaborativos, inspiradores; exploramos as diferenças entre “Boss&Leader” e
por fim o que é ser Coach e Mentor!
Esta foi uma
semana intensa em aprendizagens, (re)definição de conceitos e estratégias,
troca de experiências e perspetivas, complementada com uma experiência cultural
e social fantástica.
Sermos
professores europeus é abrir horizontes, é saber que há muito por descobrir e
partilhar e, assim, de repente, sairmos do nosso retângulo maravilhoso à beira
mar plantado e perceber que há muito a descobrir, que há muito a viver… e o
segredo está em comunicar, partilhar e criar redes de conexão! Tudo o
resto…acontecerá!
Por toda a experiência vivida, estou grato por esta semana ter sido possível no meu desenvolvimento pessoal e profissional!
Comentários
Enviar um comentário