Leadership and Management in Schools

by Prof. Nuno Resende

 Florença e a experiência em Erasmus+, no âmbito do Projeto “Somos Professores Europeus”, foi, sem sombra de dúvida, uma experiência impactante e promotora de transformação…



Entre os dias 10 e 17 de abril tive a oportunidade de realizar uma experiência formativa, que se tornou (tão simplesmente) “o melhor momento formativo” do meu desenvolvimento profissional… mas que em muito contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal. Se dúvidas houvesse sobre esta díade importantíssima em educação, estas ficaram dissipadas pela forma como tudo foi acontecendo ao longo da semana.

Quando me candidatei a esta mobilidade, desde cedo que cativou o tema “Leadership and Management in Schools”…pela pertinência, pela atualidade emergente do tema, pela necessidade de estarmos bem preparados para ser inspiração para os nossos alunos, no limite, para sermos melhores líderes de nós próprios…

Ter tido a possibilidade de aprender mais sobre este tema, em contexto europeu, com professores de seis nacionalidades diferentes, numa cidade fantástica como Florença, foi arrebatador e transformador!

Depois de uma receção calorosa da cidade que me acolheu, a bela Florença, era chegado o momento de iniciar o percurso formativo… Já bem sentado numa sala que transpirava renascimento nos seus frescos, mesmo por cima da minha cabeça, vários foram os pensamentos que me ocorreram: “uma semana a aprender sobre liderança e gestão escolar”; “vou aprender coisas incríveis”; “vou pensar em algo grande…”; “quantas ferramentas de liderança vou aprender?”… pois bem, a primeira e mais fantástica “redescoberta” foi bem mais simples… durante a primeira hora estivemos literalmente a fazer uma visita guiada à escola e a conhecer “os cantos à casa”. Num primeiro momento, pensei com admiração: “Bem, uma hora para isto?!” mas aos poucos, fui sentindo que estava mais confortável, mais confiante, mais “em casa”! Se a primeira hora foi para uma visita guiada, as restantes desse dia foram para nos conhecermos, marcarmos a nossa posição geográfica num mapa digital,… estava a ser tudo muito giro, interativo, mas ferramentas de liderança, nem vê-las! Foi aí que, ao final da manhã, quando o nosso formador nos apresentou a “Hierarquia das Necessidades” de Abraham Maslow, percebi o alcance desta primeira e tão essencial ferramenta que liderança: perceber as necessidades dos outros, satisfazê-las (dentro do possível) para depois construir! É que na base destas necessidades estão as “fisiológicas”, “como onde beber água?”, “onde posso comer?” ou “onde é a casa de banho”, são questões essenciais para que nos possamos sentir confortáveis e disponíveis para aprender! Como segunda grande necessidade surge a “segurança”! Tudo começava a fazer sentido. E mais sentido ganhou quando a terceira grande necessidade, segundo este modelo, é o “sentido de pertença”. As “tradicionais apresentações” a cada início de percurso formativo, seja de curta ou longa duração, ganharam outro significado e compreensão! São momentos essenciais para que possamos passar para o nível de maior produção e construção intelectual… E assim, com esta grande aprendizagem, porque foi vivida e sentida, tornou-se claro para mim que a “Liderança e gestão escolar” começa (correndo o risco de nada mais avançar) nas questões simples e básicas da existência humana, do nosso SER em interação. E neste ponto, estamos a falar nas nossas relações entre adultos, entre adultos e crianças/jovens, ou mesmo na relação entre crianças/jovens! O contexto e a forma como toda esta experiência foi construída foi muito esclarecedora e impactante… ao final do 1.ºdia… a semana prometia!

A semana seguiu, aproveitando para conhecer e explorar a cidade…fantástica!

Nos dias seguintes, o nosso formador explorou imensas ferramentas, estratégias, recursos online, conceitos, teorias,… mas antes de tudo isso, deu um significado e valor a tudo o que estávamos prestes a explorar. Confrontou-nos com uma frase do livro a “Arte da Guerra” do grande general chinês Sun Tzu. Nesta citação ficou tão clara a necessidade de nos conhecermos a nós e aos outros com quem interagimos diariamente que tudo o que aprendemos funcionou em prol deste objetivo. Partilho a frase para que possam também vós entender o alcance:

“If you know the enemy and know yourself, you need not fear the result of a hundred battles.

If you know yourself but not the enemy, for every victory gained you will also suffer a defeat.

If you know neither the enemy nor yourself, you will succumb in every battle.”

A Arte da Guerra, Sun Tzu

Após o entendimento e aceitação do que efetivamente estava em jogo nesta semana de formação, seguiram-se momentos de exploração temáticas ricas e essenciais.

Seguimos a exploração de estilos de liderança, desde os mais diretivos aos mais colaborativos, inspiradores; exploramos as diferenças entre “Boss&Leader” e por fim o que é ser Coach e Mentor!

Outras ferramentas e conceitos se seguiram, tais como: a importância das Inteligências Múltiplas e o seu contributo para o bem da equipa; a Inteligência Emocional e a importância de mantermos estados de autoestima equilibrados e saudáveis em nós e na nossa equipa; estratégias de gestão de conflitos; como definir objetivos de forma clara e objetiva; o mindfulness e tudo o que ele representa enquanto estado ou estilo de vida em liderança (pessoal ou de equipas); estratégias para potenciar a inovação e criatividade; ferramentas digitais que em muito facilitarão o trabalho em equipa e a melhoria do bem-estar de todos quando devidamente utilizadas e, por fim, mas tão necessário e emergente, estratégias para gestão de tempo…

Esta foi uma semana intensa em aprendizagens, (re)definição de conceitos e estratégias, troca de experiências e perspetivas, complementada com uma experiência cultural e social fantástica.

Sermos professores europeus é abrir horizontes, é saber que há muito por descobrir e partilhar e, assim, de repente, sairmos do nosso retângulo maravilhoso à beira mar plantado e perceber que há muito a descobrir, que há muito a viver… e o segredo está em comunicar, partilhar e criar redes de conexão! Tudo o resto…acontecerá!

Por toda a experiência vivida, estou grato por esta semana ter sido possível no meu desenvolvimento pessoal e profissional!  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!