Entre Portugal e Barcelona
by Prof. Maria João Fernando
Durante o curso estabeleci
relações interpessoais com os colegas de curso oriundos de
vários países. A maioria deles com basta experiência na educação o que me
permitiu crescer e aprender na minha visão do que é o processo de aprendizagem.
Assim, durante o curso fui conhecendo várias novas metodologias que promovem
aprendizagens motivadoras para os alunos. No entanto, também consolidei a ideia
de que ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir a um surgir de novas
teorias e práticas sobre o ensino. Elas têm especialmente três proveniências:
estudos de como aprendem as crianças; experiências de professores tendo em
vista a resolver os seus problemas; e as que foram criadas por psicólogos, formadores
industriais e filósofos.
A diversidade e
particularidade dos vários alunos exigem que um professor esteja alertado para
os diferentes modelos de ensino. Não basta seguir um modelo, é necessário estar
munido de um leque amplo de escolhas, em que o professor seleciona o modelo mais
adequado a determinado objetivo, ou modelo que responde melhor a uma turma
especifica, ou então vários modelos que poder-se-ão articular de forma
harmoniosa no sentido de promover a motivação, participação e sucesso dos
alunos.
Os diferentes modelos de
ensino existentes são um vetor muito importante no desenvolvimento da prática
docente, mas não são o único. Como vimos, esta centra-se sobretudo na função
interativa do professor. Assim é fundamental abordar com mais profundidade a
importância da planificação, a gestão do espaço e tempos, os ambientes de
aprendizagem e motivação e a gestão da sala de aula. Importante é realçar que
nada em educação surge isolado, por si só, pelo facto que é necessário que tudo
tenha um sentido lógico e que as duas funções aqui exploradas tenham o mesmo
objetivo e sigam a mesma base epistemológica, dando sentido aos processos
ensino-aprendizagem dos contextos educativos.
Entre Espanha e Portugal, um
passo de distância, mas a educação é cada vez mais direta e centrada no aluno.
Que assim seja!
Comentários
Enviar um comentário