Entre Portugal e Barcelona

by Prof. Maria João Fernando 



Na capital do conhecimento e da arquitetura modernista, Barcelona, realizei o meu curso de Erasmus intitulado: Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies do Europass Teacher Academy.

Durante o curso estabeleci relações interpessoais com os colegas de curso oriundos de vários países. A maioria deles com basta experiência na educação o que me permitiu crescer e aprender na minha visão do que é o processo de aprendizagem. Assim, durante o curso fui conhecendo várias novas metodologias que promovem aprendizagens motivadoras para os alunos. No entanto, também consolidei a ideia de que ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir a um surgir de novas teorias e práticas sobre o ensino. Elas têm especialmente três proveniências: estudos de como aprendem as crianças; experiências de professores tendo em vista a resolver os seus problemas; e as que foram criadas por psicólogos, formadores industriais e filósofos.

A diversidade e particularidade dos vários alunos exigem que um professor esteja alertado para os diferentes modelos de ensino. Não basta seguir um modelo, é necessário estar munido de um leque amplo de escolhas, em que o professor seleciona o modelo mais adequado a determinado objetivo, ou modelo que responde melhor a uma turma especifica, ou então vários modelos que poder-se-ão articular de forma harmoniosa no sentido de promover a motivação, participação e sucesso dos alunos.

Os diferentes modelos de ensino existentes são um vetor muito importante no desenvolvimento da prática docente, mas não são o único. Como vimos, esta centra-se sobretudo na função interativa do professor. Assim é fundamental abordar com mais profundidade a importância da planificação, a gestão do espaço e tempos, os ambientes de aprendizagem e motivação e a gestão da sala de aula. Importante é realçar que nada em educação surge isolado, por si só, pelo facto que é necessário que tudo tenha um sentido lógico e que as duas funções aqui exploradas tenham o mesmo objetivo e sigam a mesma base epistemológica, dando sentido aos processos ensino-aprendizagem dos contextos educativos.

Entre Espanha e Portugal, um passo de distância, mas a educação é cada vez mais direta e centrada no aluno. Que assim seja!


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