Ao encontro de mais saber
by Prof. Paulo Gomes
Espanha e a fantástica cidade de Barcelona foram o destino escolhido para participar no curso Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies do Europass Teacher Academy. Escolhi este curso na procura de respostas e na procura de saber ser melhor professor para uma efetiva melhoria da minha praxis, que se exige reflexiva.
Após este curso entendo, para além do que já entendia antes, que um professor competente é aquele que escolhe ser professor e que se prepara para o ser, é aquele que considera o contacto com os outros algo de gratificante, é aquele para quem a sociabilização é um processo essencial em sociedade, é aquele que sente prazer em ser um mediador entre o conhecimento subjetivo e dinâmico dos seus alunos e o seu próprio conhecimento mais sistematizado e desenvolvido, apesar de igualmente dinâmico.
Este curso fez-me consolidar a ideia que é da responsabilidade dos professores mediar a construção do processo de conceptualização a ser apropriado pelos alunos, procurando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que eles participem nesta sociedade que muitos chamam de "sociedade do conhecimento".
O professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno "aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências. Penso por isso, que a aprendizagem é uma construção, cujo epicentro está no próprio aluno. O processo de ensinar deve, portanto, ir ao encontro das necessidades diagnosticadas e centrar-se no aluno em particular. Deve considerar os seus interesses e motivações para que se alcance uma construção e reconstrução ativa dos conhecimentos, em que os alunos estabelecem relações de sentido entre as suas experiências, conhecimentos prévios e o conhecimento escolar que se pretende que adquiram.
Comentários
Enviar um comentário