Ao encontro de mais saber

by Prof. Paulo Gomes

Espanha e a fantástica cidade de Barcelona foram o destino escolhido para participar no curso Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies do Europass Teacher Academy. Escolhi este curso na procura de respostas e na procura de saber ser melhor professor para uma efetiva melhoria da minha praxis, que se exige reflexiva.


Confesso que numa fase inicial estava um pouco preocupado pelo facto de não saber o que ia encontrar, num país que não era o meu e com dúvidas sobre o sucesso da comunicação entre pares, mas, assim que começou o curso, esse receio ficou diluído com as primeiras relações com os colegas, que desde o primeiro dia se mostraram inexcedíveis no contributo para o meu bem estar, para a minha motivação, para a minha vontade em aprender e ajudar a aprender. Durante o curso, fui percebendo e consolidando a ideia que tinha de que ser um professor competente é encontrar a identidade profissional, encontrar o sentido da vida na sociedade, é agir na imprevisibilidade, ou seja, ser capaz de saber agir, de uma forma pessoal, inteligente, criativa, critica, em função da situação contextual que se apresenta.

Após este curso entendo, para além do que já entendia antes, que um professor competente é aquele que escolhe ser professor e que se prepara para o ser, é aquele que considera o contacto com os outros algo de gratificante, é aquele para quem a sociabilização é um processo essencial em sociedade, é aquele que sente prazer em ser um mediador entre o conhecimento subjetivo e dinâmico dos seus alunos e o seu próprio conhecimento mais sistematizado e desenvolvido, apesar de igualmente dinâmico.
Este curso fez-me consolidar a ideia que é da responsabilidade dos professores mediar a construção do processo de conceptualização a ser apropriado pelos alunos, procurando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que eles participem nesta sociedade que muitos chamam de "sociedade do conhecimento".

           O professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno "aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências. Penso por isso, que a aprendizagem é uma construção, cujo epicentro está no próprio aluno. O processo de ensinar deve, portanto, ir ao encontro das necessidades diagnosticadas e centrar-se no aluno em particular. Deve considerar os seus interesses e motivações para que se alcance uma construção e reconstrução ativa dos conhecimentos, em que os alunos estabelecem relações de sentido entre as suas experiências, conhecimentos prévios e o conhecimento escolar que se pretende que adquiram.
Assim, consegue-se responder à diversidade que caracteriza uma turma, proporcionando uma aprendizagem significativa, na medida em que se estabelecem relações de sentido entre saberes de áreas distintas através de uma apropriação pessoal, e uma aprendizagem funcional, que possibilite a mobilização dos saberes nas mais variadas situações escolares e quotidianas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!