A primeira experiência fora de Portugal

by Bruno Paiva


Olá , eu sou o Bruno do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde e vou falar um bocado da minha experiência.

Tudo começou em outubro de 2023 quando começou as candidaturas de Erasmus. Fiquei logo entusiasmado pois percebi que era uma grande oportunidade porém tava com muito receio por ser uma oportunidade fora do país.

Falei com os meus pais e ambos disseram “não te vais inscrever porque não vais a lado nenhum” mas eu teimoso como sou estava sempre a insistir e não desisti . Tive os meus amigos , professores que me apoiaram bastante para embarcar nesta experiência dando me forças.

Não sabia se seria um dos selecionados mas mesmo assim fiz a candidatura porque sabia que não perdia nada em me candidatar e também sabia que merecia ter esta experiência.

Preenchi os papéis e dei aos meus pais para eles assinarem e disse que só me iria fazer bem pois é uma oportunidade única. Foi difícil, depois de muita conversa e muitos contras eles assinaram porque realmente perceberam que era algo bom para mim , claro que lhes custou imenso porque seria o primeiro filho que provavelmente iria sair da beira deles durante 2 meses e é normal ,os pais ficam sempre com o coração nas mãos no que toca aos filhos .

Confesso que muitas das vezes até pedia para não ser um dos selecionados pois iria ser a primeira vez a sair da minha zona de conforto, estar longe da minha família , dos meus amigos e teria que andar de avião pela primeira vez mas por outro lado queria ser escolhido para ter a oportunidade de conhecer um novo país , uma nova cultura , melhorar o inglês , crescer pessoalmente e profissionalmente também.


Passado uns dias soube que tinha sido um dos selecionados para esta experiência e fiquei bastante feliz e orgulhoso de mim por ter conseguido por outro lado fiquei triste pois era real que iria ficar longe dos meus durante 2 meses mas também mentalizei-me de que ia ser bom para mim e que de facto é uma experiência única e que tinha de a aproveitar.


Primeira viagem de avião, até foi mais ao menos, tirando a parte de ficar a ouvir mal e ter me doído muito a cabeça mas até gostei de andar, correu bem a viagem é o que importa.


Faz hoje uma semana que cá chegámos e já passei por diversas emoções como alegria , tristeza, saudade, nervosismo, ... o que faz parte, não é mesmo?


Somos 7 e todos nós fomos divididos, estamos em 3 casas diferentes distantes umas das outras e eu fiquei com os 2 rapazes do curso de restauração sendo que não me dava bem com um deles e dava-me mais ao menos com o outro mas confesso que estou surpreendido, pensei que iria ser pior , até nos estamos a dar bem claro que há sempre um conflito ou outro mas tudo se resolve .

Acho que todos estávamos muito ansiosos para vivenciar esta experiência .

Nesta semana já andamos pelo centro de Cork, onde podemos encontrar várias lojas, shoppings, mercados, pessoas na rua a cantarem a mostrar o seu talento e o que gostam de fazer.


Já fizemos diversas coisas como visitar Cobh onde foi a última paragem do Titanic, explorar a cidade, almoçar/jantar fora , ir ao bowling etc… inclusive já temos vários sítios para ir mas não podemos fazer tudo na primeira semana senão depois ficamos sem o que fazer e não pode ser.



Esta semana também iniciamos a nossa formação em contexto de trabalho onde eu fiquei numa cresce que se chama “Orchard Childcare” , confesso que estava com medo mas estou a gostar bastante pois fui muito bem recebido , tem ótimas condições, as crianças são muito amorosas e as educadoras são super atenciosas e simpáticas .

Uma das coisas que mais me está a custar é a adaptação à alimentação daqui, pois é diferente de Portugal na questão do almoço e na questão da hora de jantar. Nova cultura, nova experiência, ... Embora a minha mãe ache que eu passo fome porque o almoço é sempre duas sandes com uma peça de fruta e uma água e às vezes um pacote de batata frita, mas, muito pelo contrário eu acho que estou a comer demais e vou sair daqui mais gordinho, mas pronto é aquela preocupação de mãe.

O almoço é :



E o jantar é parecido ao de Portugal embora cá se jante às 18h, o mais tardar 19h, e alguns dos nossos jantares são:


Temos também a questão meteorológica que é mais frio que Portugal , mais escuro , mais vento, mas as casas são quentes então ajuda bastante.

Foi uma semana incrível e agradeço por me terem dado esta oportunidade, irei aproveita la da melhor maneira possível ,estou a gostar mesmo muito. 

Isto ainda é só o começo…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a San Marino

Erasmus completato con successo!