Modelo Educativo Finlandês: Uma Experiência Transformadora em Helsínquia

by Prof. Mário Silva



Entre os dias 12 e 16 de fevereiro de 2024, tive a oportunidade de, juntamente com outros professores de diferentes países europeus, reunir em Helsínquia para uma formação intensiva sobre o tão badalado sistema educativo finlandês. A experiência foi marcada por uma imersão profunda nas práticas pedagógicas inovadoras e nas abordagens únicas que tornaram a Finlândia um líder global em educação.

Durante o evento, exploramos diversos aspetos do sistema STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), destacando a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento em diversas áreas do currículo. As "outdoor classrooms" foram outro destaque, mostrando como a natureza pode ser integrada no processo de aprendizagem, proporcionando experiências sensoriais ricas e estimulantes.

A pedagogia positiva, uma abordagem centrada no aluno, também recebeu atenção especial. Focámo-nos sobre os princípios fundamentais desta metodologia, que prioriza o desenvolvimento emocional, social e académico dos alunos, promovendo um ambiente de apoio e respeito mútuo.

Além disso, tivemos uma introdução aos "positive CV", um conceito inovador que valoriza as habilidades socioemocionais e as experiências pessoais dos alunos, além das conquistas académicas tradicionais. Esta abordagem holística de avaliação reconhece e celebra a diversidade de talentos e interesses dos estudantes.



Um dos pontos altos da formação foi a exploração de como conduzir projetos baseados em “fenómenos”, uma metodologia que desafia os alunos a investigarem questões do mundo real por meio de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa. Foi um reforçar da importância de facilitar este tipo de projetos, incentivando a curiosidade, a criatividade e a resolução de problemas.

Além de mergulhar
nas práticas educativas finlandesas, tivemos a oportunidade de vivenciar a cultura e o clima diferenciados de Helsínquia. Passeios pela cidade e alguma interação com habitantes locais proporcionaram vislumbres sobre o estilo de vida finlandês e enriqueceram a nossa experiência cultural.

Para os professores e professoras de Portugal, Alemanha, França e Lituânia presentes, a formação em Helsínquia representou uma oportunidade única de aprendizagem, crescimento profissional e pessoal e reforço de competências. Ao voltarmos às nossas escolas, viemos com a consciência de estarmos ainda mais preparados para implementar novas abordagens e inspirar os nossos alunos a alcançarem o seu pleno potencial, impulsionados pelo conhecimento adquirido e pelas experiências compartilhadas nesta jornada educacional inesquecível.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira experiência fora de Portugal

Erasmus completato con successo!

Viagem a San Marino