Modelo Educativo Finlandês: Uma Experiência Transformadora em Helsínquia

by Prof. Mário Silva



Entre os dias 12 e 16 de fevereiro de 2024, tive a oportunidade de, juntamente com outros professores de diferentes países europeus, reunir em Helsínquia para uma formação intensiva sobre o tão badalado sistema educativo finlandês. A experiência foi marcada por uma imersão profunda nas práticas pedagógicas inovadoras e nas abordagens únicas que tornaram a Finlândia um líder global em educação.

Durante o evento, exploramos diversos aspetos do sistema STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), destacando a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento em diversas áreas do currículo. As "outdoor classrooms" foram outro destaque, mostrando como a natureza pode ser integrada no processo de aprendizagem, proporcionando experiências sensoriais ricas e estimulantes.

A pedagogia positiva, uma abordagem centrada no aluno, também recebeu atenção especial. Focámo-nos sobre os princípios fundamentais desta metodologia, que prioriza o desenvolvimento emocional, social e académico dos alunos, promovendo um ambiente de apoio e respeito mútuo.

Além disso, tivemos uma introdução aos "positive CV", um conceito inovador que valoriza as habilidades socioemocionais e as experiências pessoais dos alunos, além das conquistas académicas tradicionais. Esta abordagem holística de avaliação reconhece e celebra a diversidade de talentos e interesses dos estudantes.



Um dos pontos altos da formação foi a exploração de como conduzir projetos baseados em “fenómenos”, uma metodologia que desafia os alunos a investigarem questões do mundo real por meio de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa. Foi um reforçar da importância de facilitar este tipo de projetos, incentivando a curiosidade, a criatividade e a resolução de problemas.

Além de mergulhar
nas práticas educativas finlandesas, tivemos a oportunidade de vivenciar a cultura e o clima diferenciados de Helsínquia. Passeios pela cidade e alguma interação com habitantes locais proporcionaram vislumbres sobre o estilo de vida finlandês e enriqueceram a nossa experiência cultural.

Para os professores e professoras de Portugal, Alemanha, França e Lituânia presentes, a formação em Helsínquia representou uma oportunidade única de aprendizagem, crescimento profissional e pessoal e reforço de competências. Ao voltarmos às nossas escolas, viemos com a consciência de estarmos ainda mais preparados para implementar novas abordagens e inspirar os nossos alunos a alcançarem o seu pleno potencial, impulsionados pelo conhecimento adquirido e pelas experiências compartilhadas nesta jornada educacional inesquecível.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

It's not about bad weather, it's about suitable clothing

Inquietações trazidas de Helsínquia

LEARNING OUTSIDE THE CLASSROOM IN FINLAND